Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Certificado digital dispensa apresentação de teste negativo em eventos


Quinta, 17 de Junho de 2021


A posse de um certificado digital pode dispensar a apresentação de um teste com resultado negativo de diagnóstico do SARS-CoV-2 para a participação em eventos com público, revelou hoje a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

No ‘briefing’ realizado após o Conselho de Ministros, a governante começou por explicar que a exigência de teste para a presença em eventos “é um instrumento fundamental” para o controlo da pandemia e lembrou a “diversidade de possibilidades de testes a preços mais reduzidos muito significativa” no mercado nacional.

“A introdução de testagem nestes eventos é uma garantia de que eles podem prosseguir existindo e que não temos nenhum risco de ter de fazer uma redução significativa desse tipo de atividades”, observou.

No entanto, Mariana Vieira da Silva veio mais tarde fazer a ressalva em relação ao novo certificado digital, que começou a ser emitido na quarta-feira para a vacinação contra a covid-19 e que começa hoje a ser possível requisitar através do portal do SNS24 em relação aos certificados de teste PCR e de recuperação da doença.

“O Conselho de Ministros também decidiu hoje que o certificado digital pode ser um instrumento que substitui a apresentação de um teste nestes eventos”, frisou.

Num comunicado conjunto divulgado na quarta-feira, o Ministério da Saúde, a Direção-Geral da Saúde (DGS) e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde explicaram que, para obter o certificado digital, o cidadão deve aceder ao portal do SNS 24, seguir as instruções e escolher o tipo de certificado que pretende.

Após validação do pedido, o documento é disponibilizado no portal ou pode ser enviado, posteriormente, para o ‘email’ indicado, sem quaisquer custos associados. “Para melhorar a aceitação transfronteiriça, é redigido em português e em inglês”, sublinham as autoridades.

Na nota conjunta, as autoridades esclarecem que, “brevemente, será possível obter os certificados noutras plataformas, bem como aceder ao certificado de testes moleculares rápidos”.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu