Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Ex-chefe de gabinete de ministro alvo de buscas por tráfico de influências e corrupção


Terça, 08 de Junho de 2021

A Polícia Judiciária está hoje a realizar 10 buscas em Penafiel e Guimarães por suspeitas de tráfico de influências e corrupção, sendo um dos visados um antigo chefe de gabinete ministerial, anunciou o Ministério Público.
“No âmbito de inquérito dirigido pelo Ministério Público do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), no qual se investigam factos susceptíveis de integrarem a prática de crimes de tráfico de influências e/ou corrupção, estão a decorrer, no dia de hoje, dez buscas”, refere uma nota publicada na página da Internet do DCIAP.
Segundo o Ministério Público (MP), as diligências, a cargo da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ, decorrem na sede de uma sociedade comercial, em departamentos de contratação pública de diversos municípios, numa empresa pública de gestão de águas e em habitações nas zonas de Penafiel e Guimarães.
O MP avança que no inquérito investigam-se “factos relacionados com a celebração, por ajuste directo, de aquisição de serviços entre uma sociedade comercial e os referidos municípios e a empresa pública”.
“À data, a sociedade adjudicatária seria gerida e controlada de facto pelo sócio-gerente anterior, o qual exercia então funções de chefe de gabinete ministerial”, refere o MP, sem precisar o nome.
O MP indica ainda que este antigo chefe de gabinete ministerial “usaria a sua influência decorrente do cargo para conseguir a celebração por ajuste direto, tirando benefícios monetários através de outra sociedade comercial, que igualmente controlava”.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu