Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Águeda: Obras no sistema de drenagem tentam controlar cheias


Domingo, 06 de Junho de 2021

As obras referentes ao sistema de drenagem da cidade de Águeda entraram numa nova fase, que passa pela construção da ligação da nova estação de bombagem ao Rio Águeda, o que implica que os níveis freáticos estejam o mais baixos possível. Esta é a razão pela qual actualmente se vê o leito com pouca água e sem o já habitual espelho de água.
Estas obras, de acordo com a Câmara, implicam a demolição parcial do muro do rio e a fixação de uma estrutura no seu subleito, que fará a ligação de escoamento de águas dos colectores pluviais e estação elevatória, actualmente em construção no Largo 1.º de Maio. “Não podemos subir agora o rio. É imperativo que o nível das águas esteja baixo para que este trabalho possa ser feito, pelo que a subida do açude só poderá acontecer em Julho”, explicou Jorge Almeida, líder do município.
A intervenção é considerada “nuclear” para o sistema de protecção da baixa da cidade às cheias, recorrendo a um conjunto de técnicas que permitirão fazer o escoamento das águas pluviais que não escoam naturalmente para o rio em situação de cheia. Esta solução “à holandesa” permitirá que, nestes casos, mesmo as zonas abaixo do nível do rio não sejam inundadas. A empreitada foi iniciada em Setembro passado e implica um investimento de 1,4 milhões de euros, com financiamento europeu de 75 por cento.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu