Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Vacinação para maiores de 20 anos começa em Agosto


Terça, 01 de Junho de 2021

As pessoas com mais de 20 anos vão começar a ser vacinadas contra a covid-10 em Agosto, avançou hoje o coordenador da ‘Task Force’ para o plano de vacinação contra a covid-19.
“Vamos acabar a vacinação das pessoas acima de 30 anos entre fim de Julho e início de Agosto e nessa altura vão começar a vacinar-se as pessoas com 20 anos”, disse Henrique Gouveia e Melo aos jornalistas à margem do evento eHealth Summit.
O coordenador da ‘Task Force’ explicou que, quando se chegar à faixa etária dos 18 anos, estará vacinada de “grosso modo” mais de 90% da população.
“É muito provável que, com essa taxa de vacinação, o vírus continue a persistir de forma endémica na população”, afirmou, acabando “por morrer” porque não tem como se propagar na comunidade.
Por isso, disse ainda Gouveia e Melo, pode não ser necessário vacinar as crianças porque, ao vacinar-se 70%, 80%, 90% da população, está-se a proteger as crianças.
Na sua intervenção no eHealth Summit, Gouveia e Melo afirmou que o processo de vacinação tem sido “uma longa escadaria” em que ainda não se vê “o fim da escadaria”.
“Quando subimos um degrau, há sempre mais um para subir e nós estamos numa fase em que ainda estamos a subir degraus, ou seja, o mês de Junho e Julho serão os meses com o maior ritmo de vacinação diária”, com cerca de 100 mil administrações por dia e nalguns dias acima desse valor.
Até agora, Portugal já administrou cerca de cinco milhões de vacinas e até ao final do processo serão dadas 15 a 17 milhões, o que significa que se está “a um terço do processo”.
Gouveia e Melo salientou o facto de as pessoas mais idosas já estarem protegidas, o que já é visível na taxa de internamentos e de óbitos por covid-19, mas disse que agora é preciso “libertar a economia” e “libertar o país deste vírus”.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu