Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Vacina da Pfizer pode ser guardada no frigorífico até um mês


Segunda, 17 de Maio de 2021

Um frasco da vacina anticovid-19 da BioNTech/Pfizer pode ser armazenado num frigorífico normal até um mês, anunciou hoje a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), esperando que a alteração facilite o processo de vacinação ao nível europeu.
Em comunicado, o regulador europeu explica que o seu comité de medicamentos humanos “recomendou uma alteração às condições de armazenamento aprovadas para a Comirnaty, a vacina contra a covid-19 desenvolvida pela BioNTech e Pfizer, que facilitará o manuseamento da vacina em centros de vacinação em toda a UE”.
Em concreto, “esta alteração alarga de cinco dias para um mês - 31 dias - o período aprovado para armazenamento do frasco não aberto e descongelado a 2-8°C, ou seja, num frigorífico normal após a retirada do congelador”, acrescenta a EMA.
A agência europeia explica que esta decisão surge após uma análise dos “dados adicionais do estudo de conservação apresentados à EMA pelo titular da autorização de introdução no mercado”, adiantando esperar que esta “maior flexibilidade no armazenamento e manuseamento da vacina tenha um impacto significativo no planeamento e logística da administração da vacina nos Estados-membros da UE”.
O regulador europeu conclui estar ainda em “diálogo contínuo com os titulares da autorização de introdução no mercado das vacinas contra a covid-19”, isto é, as farmacêuticas, caso queiram “introduzir melhorias no fabrico para melhorar a distribuição de vacinas na UE”.
Assente na tecnologia do ARN mensageiro, a vacina Comirnaty (nome comercial da vacina Pfizer/BioNTech) é uma das quatro aprovadas na UE, às quais se juntam os fármacos da Moderna, Vaxzevria (novo nome do fármaco da AstraZeneca) e Janssen (grupo Johnson & Johnson).


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu