Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

DGS aposta na mensagem da higiene das mãos como os “20 segundos que salvam vidas”


Quarta, 05 de Maio de 2021

A covid-19 aumentou a cultura da higiene das mãos nos profissionais de saúde, anunciou hoje a Direcção-Geral da Saúde, que pretende que os portugueses mantenham esta prática essencial para reduzir infecções e o uso de antibióticos após a pandemia.
“A criação de uma cultura de higiene das mãos é algo que demora muito pouco tempo, são 20 segundos que salvam vidas. Quantos mais fizermos isso na comunidade mais vidas conseguimos salvar”, disse à Lusa o director do Programa de Prevenção e Controlo de Infecções e de Resistências a Antimicrobianos (PPCIRA) da Direcção-Geral da Saúde (DGS).
No Dia Mundial da Higiene das Mãos, promovido anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o médico José Artur Paiva salientou que se tem registado um aumento da adesão a esta prática por parte dos profissionais de saúde desde que se iniciou a sua monitorização em 2009.
“Este aumento foi muito marcado e alavancado pela questão da covid-19”, salientou o responsável do PPCIRA, ao avançar que se verificou um crescimento de 76% para 83% de adesão ao cumprimento total do procedimento de higiene das mãos nos profissionais de saúde.
Esta evolução, de acordo com o especialista de medicina intensiva, deve-se a uma estratégia multimodal desenhada para o estabelecimento de uma “cultura de segurança máxima” contra infecções nas unidades de saúde.
“O enfoque que estamos a dar este ano é na mensagem ao cidadão, fazendo lembrar que é um elo fundamental desta estratégia, que a higiene das mãos é algo que extravasa para fora das unidades de saúde e é uma prática cultural de todos nós”, avançou José Artur Paiva.
O programa de prevenção e controlo de infecções focou a sua mensagem especialmente nas crianças e jovens, porque “funcionam como educadores e mobilizadores dentro das próprias famílias” destas práticas preventivas de infecções, disse o director do PPCIRA.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu