Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Os cidadãos sabem o que querem. Ideias não lhes faltam”


Domingo, 25 de Abril de 2021

Quem não sabia ficou a saber, ao acompanhar uma das sessões itinerantes do Cidadania Lab, que é em São Jacinto que se encontra “a melhor pastela­ria de Aveiro”. Esta dica para os mais gulosos foi ouvida da boca de um dos cidadãos da freguesia que responderam à chamada de um novo projecto que, nas palavras de Júlia Dra­ghi, quer envolver as comunidades na “experimentação de so­lu­ções” para os problemas locais.
As sessões itinerantes foram divididas por freguesias e o Diário de Aveiro assistiu à que foi dedicada a São Jacinto. Os moradores foram desafiados a apresentar os seus “anseios e preocupações”, mas também o que existe de bom na povoação, explicou Joana Portugal no início da conversa digital.
Muito graças à configuração geográfica do território, o isolamento é uma das preocupações. “A partir de certa hora é como se estivéssemos numa ilha”, notou um habitante de São Jacinto – isso faz-se sentir nos cuidados médicos, na assistência dos bombeiros ou nos transportes. Os alunos do ensino Secundário só podem frequentar a escola em Aveiro ou Ílhavo, lembrou outro morador. E houve também quem falasse na débil actividade económica e nos poucos empregos existentes na freguesia.
Mas pela voz dos participantes foi recordado que São Jacinto tem mar e Ria, bons restaurantes, algum comércio, sossego, segurança e uma relação de vizinhança que não se encontra nas cidades.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu