Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“A última coisa que eu aceitarei é que haja um estudante que tenha dificuldade na alimentação”


Quinta, 22 de Abril de 2021

Entrevista Erradicação da fome é onde melhor se posiciona a Universidade de Coimbra em ranking internacional sobre desenvolvimento sustentável (ver texto página 5). Reitor Amílcar Falcão fala na importância da acção social e destaca como sente a sua comunidade envolvida em tornar a UC mais sustentável

Diário de Coimbra: A Universidade de Coimbra (UC) é a melhor instituição portuguesa e a 21.ª a nível mundial no ranking que analisa o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável nas Nações Unidas. O desenvolvimento sustentável sempre esteve nas suas preocupações, por isso este reconhecimento terá grande significado.
Amílcar Falcão: É importante na exacta medida em que eu me preocupo com o futuro dos nossos jovens e nesse sentido com o futuro do planeta. Vejo demasiadas iniciativas que não levam a nada. O facto de a Universidade de Coimbra poder ser um exemplo de coisas que podem e devem ser feitas no sentido da sustentabilidade do planeta, obviamente que fico satisfeito porque vem confirmar a visão de que nós devemos estar virados para a sociedade, devemos ter como pilar importante os desafios societais e devemos responder de forma positiva aos problemas tanto internos, da universidade, como externos. No meu programa de candidatura a reitor insisti nesta temática que na altura não estava assim tão na moda, porque sempre tive esta consciência, e o anterior reitor também era bastante preocupado com estas matérias, portanto a UC consegue este lugar no ranking, não porque eu sou reitor e em dois anos pus a universidade nesta posição, mas porque a UC é diferente, tem tido um percurso ao longo de décadas que mostra que somos uma universidade preocupada com a sociedade, com grande responsabilidade social, onde os estudantes são para nós o mais importante e o seu futuro para nós é central, e uma universidade que, apesar de tudo isto, tenta e consegue articular esta componente humanista com a ciência. Olho para este ranking, como para os outros, sempre com algum distanciamento. Como reitor, permite-me fazer uma leitura dos resultados e perceber onde é que a universidade está mais ou menos forte, e isso faz-me alterar a estratégia no sentido de melhorar. Este ranking não deve ser entendido como uma vitória, mas é óbvio que é bom estar num lugar destes a nível mundial, numa área que me diz muito.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu