Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Pelo menos 180 detidos na Rússia em manifestações de apoio ao opositor Alexei Navalny


Quarta, 21 de Abril de 2021

Pelo menos 182 pessoas foram detidas em diversas regiões da Rússia à margem de manifestações não autorizadas pela libertação do opositor Alexei Navalny, detido e em greve de fome desde há três semanas.
Segundo a organização não-governamental (ONG) OVD-Info, que monitoriza os protestos na Rússia, estas detenções ocorreram em pelo menos 40 cidades, em particular na Sibéria e no Extremo-Oriente devido à diferença horária, com as manifestações previstas para as 19:00 locais (12:00 em Lisboa).
Diversos activistas foram detidos antes do início dos protestos, outros enquanto decorriam os desfiles. Foram ainda relatadas buscas em locais com ligação à organização do opositor.
São ainda esperadas manifestações em Moscovo e São Petersburgo às 19:00 locais (17:00 em Lisboa).
Na capital, carrinhas da polícia e agentes foram destacados para diversas ruas do centro da cidade. A praça Vermelha e uma praça adjacente, locais previstos para o protesto, foram encerradas.
Em Vladivostok, nas margens do Pacífico, várias centenas de manifestantes desfilaram sem incidentes, sob vigilância policial.
“Liberdade para os presos políticos”, “Não à guerra, às repressões e à tortura”, foram algumas das frases exibidas em cartazes, segundo a agência noticiosa AFP.
Na Sibéria, pelo menos 2.000 pessoas desfilaram nas grandes cidades de Irkutsk e de Novossibirsk, segundo o media independente Taiga.info.
“Navalny deve viver!”, gritaram os manifestantes em Novossibirsk, segundo um vídeo divulgado pela Taiga.info.
Khelga Pirogova, uma deputada municipal pró-Navalny de Novossibirsk, declarou à AFP que nesta cidade as manifestações estavam a decorrer “pacificamente, e sem detenções”.
Os apoiantes do opositor apelaram a concentrações para hoje numa centena de cidades da Rússia, o dia do discurso anual do Presidente Vladimir Putin.
O anterior movimento de contestação, após a detenção de Navalny em Janeiro, originou mais de 11.000 detenções e pelo menos sete pesadas penas de prisão por acusações de “violências” contra a polícia.
A maioria dos confrontos e das detenções ocorreram em Moscovo e São Petersburgo.
Alexei Navalny, o principal oponente do Presidente russo, Vladimir Putin, foi preso em Janeiro ao voltar da Alemanha, onde passou cinco meses a recuperar de um envenenamento com um agente neurotóxico que foi atribuído ao Kremlin, acusações que as autoridades russas rejeitaram.
O opositor está há três semanas em greve de fome e, segundo os apoiantes, o seu estado de saúde inspira cuidados.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu