Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Incidentes em Berlim entre polícia e manifestantes contra mais restrições


Quarta, 21 de Abril de 2021

Incidentes ocorreram hoje em Berlim entre a polícia e milhares de manifestantes contra a aprovação prevista de uma lei reforçando os poderes da chanceler Angela Merkel para endurecer a luta contra a terceira vaga de covid-19 na Alemanha.
A polícia utilizou gás lacrimogéneo para dispersar os cerca de 8.000 manifestantes que recusavam abandonar o local, segundo uma jornalista da agência France Presse.
As forças de segurança deram conta de sete detenções e de vários lançamentos de projecteis contra os seus agentes.
A dispersão foi ordenada porque os manifestantes não usavam máscara e não respeitavam o distanciamento social, mas a maioria manteve-se no local, gritando “Nós somos o povo”, “o confinamento já chega” e “defendamos as nossas liberdades”, segundo a jornalista da AFP.
Ao mesmo tempo, os deputados estavam a votar uma reforma da lei sobre a protecção contra as contaminações. Ela deve ser aprovada dado que a coligação entre os conservadores e os sociais-democratas dispõe de uma maioria na câmara baixa do parlamento.
Para o governo, é fundamental assumir o controlo da gestão da pandemia, que já causou mais de 80.000 mortos. Apesar de a campanha de vacinação ter acelerado, a terceira vaga de infecções ainda não atingiu o pico, segundo os virologistas.
“Vacinar e testar não é suficiente” para “quebrar esta terceira vaga”, disse o ministro da Saúde, Jens Spahn, perante a assembleia, qualificando a situação, marcada por um novo afluxo de doentes covid aos hospitais, de “muito séria”.
Para entrar em vigor, a lei deve ser aprovada na quinta-feira pelo Bundesrat (Conselho Federal).
O seu objectivo é aumentar as competências do poder central ao nível da saúde e da educação, normalmente prerrogativas das regiões.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu