Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Navio Almirante Gago Coutinho recolhe microplásticos do mar


Sábado, 10 de Abril de 2021

Ao olhar para o horizonte, se avistar um navio não se admire, é o Navio da República Portuguesa (NRP) Almirante Gago Coutinho a realizar a missão hidro-oceanográfica. A nova etapa desenvolve-se ao largo da costa entre Vieira de Leiria e Ovar, entre os 15 e os 200 metros de profundidade e, para além da recolha de amostras de sedimentos superficiais do fundo do mar, será também efectuada a colheita de amostras para análise de microplásticos à superfície da água.
O NRP Almirante Gago Coutinho segue para esta nova fase após ter concluído a segunda fase da campanha hidro-oceanográfica multidisciplinar, na qual foram efectuadas 119 estações de colheita de amostras superficiais de sedimentos, em profundidades entre os 70 e os 500 metros, ao largo da costa Vicentina e costa Sul do Algarve, explica um comunicado da Marinha Portuguesa.
O navio efectuou ainda a recolha da bóia multi-paramétrica oceânica de Faro, no âmbito da manutenção da rede de monitorização do oceano costeiro ao largo de Portugal continental garantida pelo Instituto Hidrográfico, acrescenta a Marinha.
O NRP Almirante Gago Coutinho, da classe D. Carlos I, esteve ao serviço da Marinha dos Estados Unidos, tendo sido transferido para a Marinha Portuguesa em 30 de Setembro de 1999.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu