Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Ovar: Arte Sacra da Quaresma pode ser apreciada já amanhã


Domingo, 04 de Abril de 2021

A Semana Santa é uma oportunidade centenária de vivenciar a fé, mas também a cidade de Ovar. A pandemia impediu a realização das seculares procissões, cujos andores se mantêm na sua reclusão pelo segundo ano consecutivo no Museu da Ordem Terceira de São Francisco, também ele encerrado pelo mesmo motivo.
Numa cidade onde se conjuga o património material e imaterial, móvel e imóvel em torno do património religioso, o estabelecimento desta ordem assume uma importância fundamental, prevendo-se a sua reabertura a partir de amanhã.
A Ordem Terceira de São Francisco, assim foi designada internacionalmente, até à promulgação da Regra de Paulo VI (24 de Junho de 1978), foi criada em Ovar, no dia 3 de Dezembro de 1660, resultado da missão de Frei Luís de São Francisco (Ordem dos Frades Menores do Convento de São Francisco do Porto), que pregou na Igreja Matriz de Ovar, em 1659.
A ordem esteve ligada ao convento do Porto, até 1779. Em 1780 adquiriu uma casa, de rés-do-chão, na Rua da Graça (actual Rua Gomes Freire), tendo esta sido profundamente alterada ao longo dos séculos.
Originalmente destinada a arrecadar as alfaias da Ordem, foi ponto de depósito de muitas peças da paróquia, confrarias e particulares, sendo inaugurada como Casa-Museu de Arte Sacra no dia 17 de Fevereiro de 1973.
A sua missão é identificar, estudar, recolher, conservar e divulgar o espólio e tradições da Ordem Terceira de São Francisco, bem como os bens e a cultura religiosa da região de Ovar, incluindo as famosas Capelas dos Passos, desde 1946 Imóveis de Interesse Público, de estilo rococó, datadas do século XVIII, representando um registo arquitectónico e artístico único em Portugal. O percurso efectuado pelas sete Capelas simboliza a Paixão de Cristo, desde a Capela do Passo do Pretório (Interior da Igreja Matriz), Capela do Passo da Queda (Rua Alexandre Herculano), Capela do Passo do Encontro (Rua Alexandre Herculano), Capela do Passo do Cirineu (Rua Cândido dos Reis), Capela do Passo da Verónica (Praça da República), Capela do Passo das Filhas de Jerusalém (Largo Mouzinho de Albuquerque) e Capela do Calvário (Largo dos Combatente).


Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu