Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Moçambique/Ataques: UNICEF estima 350 mil crianças deslocadas em Cabo Delgado


Quinta, 01 de Abril de 2021

A agência das Nações Unidas para as crianças (UNICEF) estima que o conflito em Cabo Delgado tenha já feito 350 mil deslocados entre crianças, das quais mais de 17 mil devido ao ataque a Palma.
Em comunicado enviado à Lusa, a UNICEF apela à protecção das 350.000 crianças vítimas da violência em Cabo Delgado e alerta para a urgência de ajuda humanitária à população de Cabo Delgado, assolada também pela covid-19 e cólera, além da pobreza extrema.
Na terça-feira, a UNICEF recebeu um grupo de crianças evacuadas de Afungi pelos Serviços Aéreos Humanitários da ONU, das quais pelo menos sete estavam não acompanhadas.
“Desorientadas e com medo, muitas destas crianças passaram dias escondidas no mato, sem comida e água. A situação, que já era grave antes do recente ataque de Palma, ganha agora contornos ainda mais urgentes e desafiantes para as equipas da UNICEF no terreno”, refere a agência da ONU.
Segundo a Directora Executiva da UNICEF, Henrietta Fore, o impacto do ataque em Palma, sobre as crianças, poderá ser “brutal”.
“Palma já acolhia mais de 35.000 pessoas deslocadas vindas de outras zonas da província devido a ataques anteriores. Metade destas pessoas são crianças. As vias terrestres de acesso ao distrito foram cortadas devido à insegurança nos últimos meses, com níveis mínimos de fornecimento de artigos e assistência a chegarem por via aérea e marítima”, disse Fore.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu