Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Vacina da Pfizer eficaz até seis meses após a segunda dose


Quinta, 01 de Abril de 2021

O consórcio germano-americano Pfizer/BioNTech disse hoje que a sua vacina continua a ser eficaz contra a covid-19 até seis meses após a segunda dose, citando resultados de ensaios clínicos realizados na África do Sul.
No conjunto dos 46.307 participantes nos ensaios realizados em vários países durante a terceira fase de testes, a vacina mostrou uma eficácia de 91,3 %, segundo uma nota divulgada pelas farmacêuticas.
Dos 927 casos sintomáticos de covid-19 detectados até 13 de Março registados no estudo, 850 encontravam-se no grupo placebo e 77 casos verificaram-se entre pessoas vacinadas.
Na África do Sul não foram observados casos de infecção entre os vacinados durante o ensaio da terceira fase, que observou os participantes até seis meses após a segunda dose, de acordo com o comunicado tornado público.
No país "foram recrutados 800 participantes e foram observados nove casos de covid-19, todos no grupo placebo, indicando 100% de eficácia da vacina", frisa o consórcio Pfizer/BioNTech.
Estes são "os primeiros resultados clínicos a demonstrar que uma vacina pode proteger eficazmente contra as variantes actualmente em circulação, um facto essencial para alcançar a imunidade de grupo e pôr fim a esta pandemia na população mundial", realçou, na mesma nota, o director executivo e co-fundador da BioNTech, Ugur Sahin.
A Pfizer e a BioNTech tinham previsto em Janeiro, com base em testes feitos ´in vitro`, que mesmo sendo "inferior" à resposta verificada contra a estirpe comum do vírus, "a elevada eficácia" contra a variante sul-africana não parecia ser afectada.
Os dados dos ensaios clínicos corroboram estes resultados, sublinha a declaração hoje divulgada.
A Pfizer e a BioNTech planeiam fabricar em 2021 até 2,5 mil milhões de doses da sua vacina, uma das três aprovadas na União Europeia.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu