Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

400 mil euros para recuperar o cordão dunar entre a Barra e a Costa Nova


Segunda, 22 de Fevereiro de 2021

Quando se iniciar a próxima época balnear o cordão dunar entre as praias da Barra e da Costa Nova estará recuperado e estabilizado. De acordo com o que o Diário de Aveiro apurou junto de fonte da Câmara de Ílhavo, a empreitada, que teve início na semana passada, representa um investimento de cerca de 400 mil euros e tem um prazo de execução de quatro meses.
A intervenção, que abrange uma extensão aproximadamente de 1.236 metros, implica a colocação de paliçadas, a par da plantação de espécies autóctones que contribuem para a fixação das areias na duna, assim como a colocação de passadiços sobrelevados que vão permitir a circulação de pessoas, entre as duas praias, evitando o impacto sobre o sistema dunar.
Outro objectivo prende-se com a “protecção do litoral e das suas populações”, especialmente face aos riscos da erosão costeira, sendo a intervenção relevante para a “prossecução das políticas consagradas na Estratégia Nacional para a Gestão Integrada da Zona Costeira e para a necessidade de adaptação do território às alterações climáticas”.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu