Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Premiado videoclipe com a mão do ilhavense Henrique Vilão


Terça, 09 de Fevereiro de 2021

O videoclipe realizado pelos videoartistas portugueses Henrique Vilão, Luís Ales e Tiago Damas – o primeiro dos quais de Ílhavo – para o single “Un peu de temps”, dos Grand Pianoramax, foi distinguido no festival de cinema Solothurner Filmtage como um dos cinco melhores videoclipes suíços do ano. O trabalho, produzido entre Ílhavo e Lisboa, foi feito para o lançamento de “Past Forward”, novo álbum do duo suíço Grand Pianoramax, composto pelo pianista Leo Tardin (que já colaborou com vários músicos portugueses) e pelo baterista Dom Burkhalter, que neste tema contam com a colaboração do cantor Gaspard Sommer.
Na 56.ª edição do festival, realizada “on-line”, concorreram 195 videoclipes, tendo sido nomeados 17. Destes, o júri do Solothurner Filmtage, o festival de cinema mais importante e prestigiado do país helvético, seleccionou o videoclipe de “Un peu de temps” como um dos cinco melhores na categoria Best Swiss Videoclip, indo disputar um prémio final no M4Music Festival, em Zurique, numa competição com o apoio da Fondation Suisa.
“Acaba por ser sobretudo um sinal que valoriza o nosso trabalho. Não só pela grande importância do festival a nível europeu ou pelo número de candidaturas, mas também por termos competido com videoclipes com orçamentos muito superiores, bem como meios de produção muitos mais complexos”, afirmou o ilhavense Henrique Vilão, que para “Un peu de temps” colaborou com Tiago Damas, de Mira, mas que trabalha com ele em Ílhavo, e Luís Ales, de Lisboa. “A forma como normalmente trabalhamos faz com que o processo seja totalmente colaborativo e não exista qualquer divisão de papéis. Nenhum de nós toma decisões sozinho e a nossa relação é totalmente horizontal, ainda que cada um tenha diferentes valências e técnicas artísticas que coloca ao serviço de um fim comum”, diz.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu