Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

D. António Moiteiro incentiva ao acompanhamento das famílias em luto


Terça, 02 de Fevereiro de 2021

O Bispo de Aveiro apelou à reflexão e actualização do modo de acompanhar as famílias em luto na comunidade, através da carta pastoral “Vede como era seu amigo… Acompanhar as famílias no luto”.
“É necessário estar atento àquilo que possa ajudar a conviver com a perda de uma pessoa querida: consolar a quem está em situação debilitada, para que possa restabelecer o equilíbrio e elaborar o processo de luto”, escreve D. António Moiteiro, num texto enviado à Agência Ecclesia.
No novo documento, o Bispo de Aveiro assinala que a assistência espiritual do sacerdote, ou de um grupo constituído na paróquia, “pode servir de grande conforto e ajudar a superar a dor”.
“A comunidade cristã, precisamente por ser comunidade, deve estar presente e acompanhar estes momentos e passos decisivos da vida dos seus membros, manifestando comunhão e solidariedade. Acompanhar as famílias enlutadas requer proximidade e gestos concretos. Com frequência, corre-se o risco de se concentrar toda a solidariedade humana no dia do funeral e depois, quando o vazio se torna doloroso, essa solidariedade desaparece”, desenvolveu.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu