Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Buçaco: Candidatura a Património da UNESCO vai ter equipa especializada


Terça, 07 de Junho de 2016

A candidatura da Mata do Buçaco a Património Mundial da UNESCO vai ser entregue a uma empresa portuguesa com experiência neste género de empreendimentos, revelou o presidente da Fundação que gere esta área protegida.

A decisão surge dois dias depois de o Deserto dos Carmelitas Descalços e o Conjunto Edificado do Palace Hotel, no Bussaco (Luso, Mealhada), terem sido incluídos na Lista Indicativa de Portugal ao Património Mundial, divulgada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

“Trata-se de uma candidatura complexa, que vai desenrolar-se durante pelo menos dez anos, e que só terá sucesso se trabalharmos muito e bem, recorrendo a quem já viveu experiências semelhantes”, disse António Gravato, presidente da Fundação.

António Gravato não quis revelar ainda o nome da empresa escolhida, limitando-se a dizer que se trata de uma firma portuguesa que já conduziu com êxito uma candidatura a Património da UNESCO, acrescentando que durante o processo de escolha foram ouvidas diversas personalidades dos sectores do turismo e da cultura, incluindo os membros da equipa que conduziu com sucesso a candidatura da Universidade de Coimbra - Alta e Sofia, em 2013.

A inclusão na Lista Indicativa de Portugal é um pré-requisito indispensável para a candidatura de Bens a Património Mundial, segundo as regras da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu