Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Porto de Aveiro com 31 Milhões de Orçamento para 2021


Quarta, 16 de Dezembro de 2020

“Os desafios do Porto de Aveiro”. O tema levou a que Rotary Club de Aveiro e o Rotary Club de Ílhavo promovessem uma conferência na noite de anteontem. A palestrante, Fátima Alves, presidente da Administração do Porto de Aveiro, deixou claro que esta infra-estrutura tem um enorme potencial: “É um porto de futuro”.

Exemplos? Para 2021, a Administração do Porto de Aveiro (APA) tem contemplados 31 milhões de euros para o Plano de Actividades e Orçamento, sendo 26 milhões para investimentos estratégicos. Um deles passa pela infra-estruturação da Zona de Actividade Logísticas e Industriais (ZALI). A eficiência de processos e conectividade digital é outra das metas do ano que vem, explicitou a professora da Universidade de Aveiro, que preside à Administração da APA. A par da descarbonização, Fátima Alves falou também do eixo de reabilitação do património histórico do Porto de Aveiro, nomeadamente através do REVIVE – que tem como objectivo promover a requalificação e subsequente aproveitamento turístico de um conjunto de imóveis do Estado com valor arquitectónico, patrimonial, histórico e cultural –, que vai proporcionar a recuperação do Forte da Barra.

Num ano que Fátima Alves considerou muito difícil, tendo em conta o forte impacto provocado pela pandemia COVID-19, a presidente da APA enfatizou o papel determinante da Comunidade Portuária, que se “mostrou muito resiliente”. O resultado será, ao que tudo indica, que o Porto de Aveiro deverá movimentar, até ao final do corrente ano, 4,700 milhões de toneladas. “É o resultado de um porto que trabalha muito com a indústria”, justificou.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu