Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Presépio animado é a “estrela” do Natal no centro vareiro


Sexta, 11 de Dezembro de 2020

Texto: Luís Ventura

Ocupando um lugar de relevo na decoração alusiva ao Natal do centro da cidade de Ovar, numa das lojas do Largo Família Soares Pinto, junto ao Chafariz do Neptuno, está, desde a passada segunda-feira, exposto o presépio animado da autoria de José Maria Costa, que pode ser visto a qualquer hora do dia/noite. Mas este não é um presépio qualquer, porque, ao invés da grande maioria dos seus congéneres, os integrantes deste mexem-se.

José Maria Costa, de 66 anos, é um artesão autodidacta que se iniciou na arte de construir presépios por simples brincadeira e teve como grande impulsionador o seu pai (popularmente conhecido por Costinha), que, ao longo das décadas de 1950 a 1980 realizava este género de trabalho artístico que expunha no antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Ovar, que se tornava local de peregrinação da população nesta quadra.

Ao deparar-se com o estado de abandono das obras executadas pelo pai, em 2014, José Maria Costa resolve dar início ao restauro das mesmas e começa a criar também as suas próprias composições, sendo já vários os temas explorados pelo artista ao longo dos anos.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu