Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Saneamento na freguesia atingirá 100 por cento em 2023


Quinta, 10 de Dezembro de 2020

O plano para a Gafanha da Encarnação, que ontem comemorou os 16 anos de elevação a vila, estende-se, para já, para além de 2023, ano em que estará concluída a ligação de todas as casas ao sistema de saneamento de efluentes. A partir de 2023, as obras na freguesia avançarão para o espaço urbano, ao nível do solo.


No dia do aniversário daquela freguesia de Ílhavo, enquanto ain­da está em curso a segunda fase, foi apresentado o projecto da terceira, e última, fase de ligação de toda a freguesia ao Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Centro Litoral de Portugal. O concurso público será lançado no primeiro trimestre do próximo ano, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, que ontem reuniu com a Junta de Freguesia.
O custo desta fase, que inclui o sistema de condução de á­guas pluviais, atinge os 5,7 milhões de euros, sendo esta despesa repartida entre a Câmara (2.866.780,47 euros) e a AdRA (2.833.627,78 euros). Após o concurso, a obra será adjudicada, mas, entre outros passos burocráticos, o processo conduzirá o fim da obra para daqui a dois ou dois anos e meio, segundo o presidente da Câmara, Fernando Caçoilo, apesar da execução durar um ano. 


A terceira fase, que irá servir 60 por cento da população (2.552 pessoas), envolve a construção de 18,3 quilómetros de drenagem de efluente, quatro estações elevatórias e 1.269 ramais domiciliárias e 9,8 quilómetros de redes de águas pluviais.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu