Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Nove estações medem qualidade do ar em Aveiro


João Peixinho Domingo, 06 de Dezembro de 2020

Aveiro tem nove estações de medição da qualidade do ar a funcionar e, esses dados, “serão, proximamente, disponibilizados on line aos cidadãos”, garantiu o presidente da Câmara, Ribau Esteves, no último forum em direto no Facebook.
As estações e a informação que as estações conseguem obter integram uma plataforma a desenvolver com a Altic Labs, como também anunciou o autarca, sendo que esta monitorização da qualidade do ar faz parte da estratégia de descarbonização sobre a qual foi questionado no directo na rede social.
Os dados que são colhidos pelas estações são diferentes, comparando as leituras que foram feitas antes e depois da pandemia. Dília Jardim, da Agência Portuguesa do Ambiente, disse em conferência de imprensa, no passado mês de Novembro, que a concentração de dióxido de azoto (NO2) no ar de várias cidades portuguesas diminuiu “muito significativamente” durante o primeiro estado de emergência.
Os dados foram recolhidos antes e durante o confinamento, em Fevereiro e Abril, sendo que em Aveiro a redução registada foi de 26 por cento. Mas outras cidades conseguiram reduzir mais, como em Lisboa (79%), Coimbra (66%), no Porto (62%), e Guimarães (60%), em Braga (49%) e Setúbal (37%). No caso de Lisboa, o plano prevê a instalação , em 2021, cerca de 200 sensores para monitorizar a qualidade do ar.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu