Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Águeda destaca-se nas políticas ambientais


Quarta, 18 de Novembro de 2020

Águeda foi reconhecida como uma das 88 cidades em todo o mundo a liderarem acções ambientais, integrando a lista de cidades “Classe A” do organismo internacional CDP (Carbon Disclosure Project). Em 2020, essas cidades, que representam uma população de quase 125 milhões de pessoas, reportaram os seus dados ambientais através da Plataforma Unificada de Registo CDP-ICLEI.

Para obter uma pontuação A do CDP, uma cidade deve ter registado, publicamente e para a escala comunitária, um inventário de emissões de GEE (Gases com Efeitos de Estufa), definir uma meta de redução de emissões, possuir uma análise de riscos e de vulnerabilidade e publicar um plano de acção climática para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas, demonstrando como reduzirá as emissões e perigos climáticos agora e no futuro, entre outras acções.

Com o objectivo de incentivar e apoiar as cidades para intensificar a sua ambição e acções climáticas, a lista “Classe A” do CDP é baseada nas informações climáticas reportadas pelas cidades em 2020.

Águeda foi, assim, reconhecida por desenvolver estratégias climáticas robustas, rastrear, agir para limitar e reduzir as emissões de GEE, avaliar e mitigar riscos climáticos, assim como relatar essas informações de forma transparente no seu relatório de 2020 ao CDP.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu