Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Conhecer as “Guardiãs do Castelo”, os seus frutos e as suas origens


Segunda, 19 de Outubro de 2020

A primeira visita do percurso das “Guardiãs do Castelo”, que deu a conhecer árvores centenárias dispersas pelas matas que envolvem o ex-libris histórico de Santa Maria da Feira, realizou-se ontem, pela manhã. Esta iniciativa da Câmara Municipal visa destacar o património natural na proximidade do Castelo da Feira e o jardim com grutas da Quinta do Castelo.

Os visitantes puderam apreciar umas duas dezenas de espécies arbóreas através de características como a folhagem, frutos, cores, altura e origem. Coube a João Almeida, mestre em Arquitectura Paisagista pela Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos da América (EUA), e ex-director do Parque de Serralves, no Porto, apresentar espécies como as faias, castanheiros, cedros, tulipeiros-da-Virgínia, pinheiros-mansos, lódãos e metrosíderos.

Realce para as sequoias, que são originárias dos Estados Unidos da América, sendo consideradas as árvores mais altas do mundo, assim como para o cedro-do-Líbano, que é “o principal guardião do Castelo”. Destaque, ainda, para um lódão-bastardo cujas bagas o tornaram “conhecido pelo nome de ginjinha-do-rei”.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu