Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Linha SNS24 volta a poder prescrever testes


Quarta, 14 de Outubro de 2020

A ministra da Saúde disse hoje que no início da próxima semana a Linha SNS24 vai voltar, tal como já aconteceu no passado, a poder prescrever testes laboratoriais para a SARS-CoV-2. “Relativamente à área dos cuidados de saúde primários vai haver nos próximos dias, no início da próxima semana, um regresso àquilo que conhecemos no passado que foi a possibilidade de prescrição de testes pela Linha SNS24”, afirmou Marta Temido, na conferência de imprensa de actualização da situação da pandemia em Portugal.


Este é um dos dois eixos de acção “muito concretos” em que o Governo está a trabalhar, estando o outro relacionado com a manutenção e preparação da resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e, sobretudo, do alívio da pressão crescente nas organizações de saúde e nos profissionais da área, frisou.


Quanto a este aspecto, Marta Temido sublinhou que, ainda hoje, será publicada a nova estratégia de testes com inclusão dos “designados testes de antigénio [testes rápidos]”.


Por outro lado, acrescentou, a actividade de rastreamento de contactos intensificar-se-á nos próximos dias por profissionais recrutados especificamente para o efeito, nomeadamente em regiões onde ainda está mais incipiente.


A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e oitenta e sete mil mortos e mais de 38,2 milhões de casos de infecção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.


Em Portugal, morreram 2.117 pessoas dos 91.193 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direcção-Geral da Saúde.


A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.




Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu