Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Prémio Nobel da Física por descobertas dos segredos mais obscuros do Universo


A Academia sueca atribuiu hoje o prémio Nobel da Física a Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez Terça, 06 de Outubro de 2020

A Academia sueca atribuiu hoje o prémio Nobel da Física a Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez por descobertas na área dos "segredos mais obscuros do Universo".
O físico britânico Roger Penrose venceu o prémio por descobrir que a formação de buracos negros "é uma previsão robusta da teoria geral da relatividade", considerou a Academia.
Quanto ao alemão Ghenzel e à norte-americana Ghez, venceram o Nobel da Física pela descoberta de "um objecto compacto supermassivo no centro" da Via Láctea.
O anúncio do prémio foi feito hoje em Estocolmo pelo secretário-geral da Academia, Goran Hansson, que afirmou que, devido à pandemia, quer as palestras dos laureados quer a cerimónia de atribuição do prémio se realizarão remotamente, por videoconferência, devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19.
Roger Penrose, professor da Universidade britânica de Oxford receberá metade do prémio pecuniário de cerca de 950 mil euros, enquanto Andrea Ghez e Reinhard Genzel, ambos professores da Universidade da Califórnia, repartirão o resto.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu