Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Linha SNS24 registou um aumento de quase 80% de chamadas este ano


Segunda, 28 de Setembro de 2020


A Linha SNS24 recebeu este ano, em média, mais de 7.000 chamadas por dia, totalizando cerca de 1,9 milhões, um aumento de quase 80% em comparação com o mesmo período de 2019, segundo dados avançados à Lusa.


Desde o início da pandemia de covid, em Março deste ano, que a autoridade de saúde nacional (Direcção-Geral de Saúde) apelou à população para que, em caso de sintomas da doença, ligasse em primeiro lugar para este serviço. “Entre os dias 01 de Janeiro e 24 de Setembro, o SNS24 atendeu 1.906.644 chamadas. Em comparação com o período homólogo do ano anterior, já foram atendidas mais 840.844 chamadas, o que traduz um crescimento de 79%”, adiantam os dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).


Em 2019, a Linha SNS24 atendeu 1.485.808 chamadas, segundo o balanço da actividade do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24). Nos meses de Março e Abril foi registado o maior número de chamadas este ano, com 381.270 e 234.337, respectivamente.


Em Setembro, mês que tem vindo a registar um aumento de casos de covid-19, foram atendidas, até dia 24, 232.980 mil chamadas, uma média de 9.700 chamadas por dia, sendo que o tempo média de espera por atendimento ronda os 52 segundos.


Relativamente à Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP), criada a 01 de Abril, os dados indicam que recebeu, até 24 de Setembro, 37.328 chamadas, 3.125 das quais de profissionais de saúde. “As chamadas estão relacionadas com problemas associados a ansiedade, stress, angústia, medo, sintomatologia depressiva, gestão de emoções e adaptação em situações de crise e, por vezes, à toma de medicação em excesso e ideação suicida”, salientam os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.


Esta linha destina-se a profissionais de saúde, protecção civil, forças de segurança e população em geral, tendo em conta a prioridade atribuída à saúde mental neste período de pandemia.


A plataforma de atendimento por videochamada, disponibilizada no ‘site’ do SNS24 para cidadãos surdos, já realizou 785 atendimentos, entre os dias 21 de Abril e 24 de Setembro.


O atendimento é feito por um intérprete de Língua Gestual Portuguesa que faz a mediação com o enfermeiro do SNS24. “Este serviço, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, pode ainda ser utilizado para assegurar a comunicação entre os profissionais de saúde e o doente surdo no Serviço Nacional de Saúde (centros de saúde e hospitais)”, sublinha a SMPS. Adianta ainda que “a Linha SNS24 está preparada e é monitorizada em permanência por uma equipa dedicada a 100% para esse efeito”.


Neste momento, conta com 1.250 enfermeiros, que trabalham em turnos de quatro a oito horas, tendo ainda disponível uma bolsa de recurso, activada sempre que necessário, de mais 326 profissionais de saúde.



Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu