Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Sérgio Praia, de Ovar, vence Prémio Sophia para Melhor Actor Principal


Segunda, 21 de Setembro de 2020

Sérgio Praia venceu, na noite de quinta-feira, o Prémio Sophia para Melhor Actor Principal pelo seu desempenho no filme “Variações”. Na cerimónia que decorreu no Casino Estoril, o actor vareiro agradeceu ao realizador João Maia “por persistir no sonho”.

Lembrou ainda os efeitos da pandemia no cinema e os actores que, neste momento difícil, “mal têm para comer”. Depois, recordou “a felicidade” que teve, em “Variações”, de contracenar com “gente muito generosa, em especial, o Filipe Duarte”. Concluindo com um grito: “Viva os sonhos!

Como curiosidade, refira-se que o prémio foi-lhe entregue por Isabel Ruth, actriz “fetiche” do realizador ovarense Paulo Rocha, sob cuja direcção rodou vários filmes, como “Mudar de Vida” (1966) e “Vanitas” (2005), na praia do Furadouro, em Ovar.

Na edição de 2020, “Variações”, que retrata a vida de António Variações, foi o filme que conseguiu mais nomeações. A longa-metragem realizada por João Maia, com Sérgio Praia como protagonista, estava nomeado em 17 categorias.

Os Prémios Sophia são uma iniciativa da Academia Portuguesa de Cinema que entrega galardões em 23 categorias aos que se distinguiram no ano transacto.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu