Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Regresso à escola também é “solidariedade intergeracional”


Quarta, 09 de Setembro de 2020

Manuel Sobrinho Simões, convidado da sessão de abertura do ano escolar no concelho de Estarreja, considera “muito importante voltar a ter avós e bisavós juntos dos netos e bisnetos”. O professor do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup) defende que este relacionamento “torna o ser humano melhor, é economicamente mais sustentável e os miúdos aprendem com a solidariedade intergeracional”.

“Mas isto só é bom, a longevidade só se justifica, se houver qualidade de vida”, ressalvou na sua alocução sob o tema “A Comunicação ou a arte da promoção de competências - a visão de um médico especialista em cancro”. O regresso à escola também é o contacto de professores e alunos, numa aposta que também é “comunicação e solidariedade intergeracional”, atentou.

De acordo com a sua experiência médica, “hoje, apenas entre 5 e 10 por cento dos casos de cancro são mais complicados, e eu defendo que só vale a pena aumentar a longevidade enquanto houver qualidade de vida, aquele brilho nos olhos das pessoas”.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu