Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Figuras públicas chamadas a apoiar a restauração


Sábado, 05 de Setembro de 2020

O Turismo Centro de Portugal e a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas pro­­cederam, ontem, na Loja dos CTT de Aveiro, ao lançamento da iniciativa “Postal Dia Nacional da Gastronomia”. Tra­ta-se, de acordo com estas entidades, de uma iniciativa que pretende “contribuir para uma maior notoriedade do Dia Nacional da Gastronomia”, promovendo, simultaneamen­te, a gastronomia regional e a restauração.
No lançamento, foi feito o envio simbólico de postais a algumas personalidades e figuras públicas, apelando a que estas fotografem o momento da recepção dos mesmos, que promovam esses registos fotográficos nas redes sociais e que possam, também elas, enviar os seus postais, criando um movimento nacional em defesa da gastronomia.
Olga Cavaleiro, presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, explicou que esta iniciativa pretende dinamizar a restauração nacional. “Todos os anos assinalamos o Dia Nacional da Gastronomia, instituído em 2015, com um conjunto de acções que dignificam a gastronomia portuguesa; este ano, entrámos numa situação muito difícil para todo o país; tivemos o nosso dia em Maio, como é habitual, mas com um conjunto de iniciativas que decorreram apenas ‘on-line’, pelo que considerámos que era altura de fazermos mais”, refere a dirigente. Foi assim que surgiu a ideia de criar um postal com a imagem do Dia Nacional da Gastronomia, com um selo alusivo ao tema e que pudesse circular no país. “Para que as pessoas percebam que a diversidade da gastronomia portuguesa é algo que nos liga de Norte a Sul e nas Ilhas; além de sabermos que estaríamos a ajudar os restaurantes que, numa fase inicial, tiveram algumas dificuldades em sobreviver”, reconhece. “Estamos no Verão, sabemos que alguns restaurantes tiveram, de facto, muitos clientes, mas vamos entrar num período em que isso não será tão viável e, por isso, vamos ajudar a restauração nacional”, acrescenta.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu