Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Especial Covid-19: A pandemia que mudou Portugal nos últimos seis meses


Foto: LFC/Arquivo Quarta, 02 de Setembro de 2020

A pandemia de covid-19 assinala hoje seis meses desde a chegada a Portugal, quando em 2 de Março foram confirmados oficialmente os primeiros dois casos de infecção, alterando de forma radical o quotidiano dos portugueses.
Nesse dia, a ministra da Saúde, Marta Temido, revelou que um homem de 60 anos estava internado no Hospital de Santo António, no Porto, depois de reportar os primeiros sintomas no dia 29 de Fevereiro, na sequência de uma viagem ao Norte de Itália, e que um outro homem, de 33 anos, tinha dado entrada no Centro Hospitalar de São João, também no Porto, após manifestar os primeiros sintomas em 26 de Fevereiro, tendo uma ligação epidemiológica a Valência (Espanha).
Simultaneamente, um despacho do Governo colocava os funcionários públicos em tele-trabalho ou isolamento profilático sem perda de salário.
Os casos começaram a aumentar, com a fase inicial da doença a ter maior incidência no Norte do país, e em 4 de Março surgia a primeira de muitas medidas de cariz económico do executivo: uma linha de crédito para apoio de tesouraria das empresas, no valor de 100 milhões de euros.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu