Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Jovens missionários pedem ajuda para reconstruir escola em Angola


Quarta, 26 de Agosto de 2020

David Tavares e Carlos Calisto, acólitos da Paróquia de São Cristóvão de Ovar, queriam regressar a Calumbo, em Angola, para terminar uma missão que os apaixonou e merece ser concluída. Trata-se do projecto da Escola Primária de Calum­bo que precisa de obras urgentes de reabilitação – “as três salas de aulas estão sobrelotadas, os problemas estruturais são visíveis, mas tenta-se sempre que caiba mais alguém”. David Tavares aponta ainda que o estabelecimento de ensino tem um recreio sem protecção. A­pesar das condições deficitárias da escola, em contas feitas muito por alto, “há cerca de 200 crianças em idade escolar à espera de lugar”.
Os jovens estiveram desde 18 Janeiro até 20 Março em serviço missionário de voluntariado passionista na comunidade dos missionários passionistas em Calumbo, município de Viana, pertencente à província de Luanda, em Angola. “Uma semana depois da nossa chegada a Calumbo, já tínhamos tantas histórias para partilhar, tantas aprendizagens adquiridas, tantos sorrisos dados e recebidos, tanto amor que nos preenche”, recorda David Tavares com saudade.
Aos dois juntou-se Regina Silva, da Paróquia de Pigeiros, concelho de Santa Maria da Feira. “Fizemos parte do grupo Voluntariado Passionista e da Organização Não Governamental ‘Rosto Solidário’, de Santa Maria da Feira, que nos ajudou na preparação da missão”, conta David Tavares, que, desta forma, viu concretizado o sonho de fazer serviço de voluntariado missionário em Angola. “Quando nos diziam que este lugar era um pedacinho no céu, pensei que não estavam a fazer uma descrição exacta, mas estavam”, constata David Tavares ao Diário de Aveiro.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu