Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Programa de 10 ME para reforço da prevenção em instituições sociais em Diário da República


Terça, 28 de Julho de 2020

A portaria que cria o Programa Adaptar Social+, no valor de 10 milhões de euros, que permite a lares e outras instituições sociais adquirirem equipamentos de protecção individual face à covid-19, foi hoje publicado em Diário da República.
Ao abrigo deste mecanismo, adianta um comunicado do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, as instituições do sector social que gerem equipamentos de resposta a idosos e a pessoas vulneráveis podem candidatar-se à linha de apoio de 10 milhões de euros para reforço das medidas de prevenção e equipamento de protecção individual face à covid-19.
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, citada na nota informativa, realça a importância da iniciativa, dizendo: “Com o Programa Adaptar Social+, com 10 milhões de euros, apoiamos as instituições do sector social, nomeadamente lares, a reforçar as medidas de prevenção do contágio da pandemia e equipamentos de protecção individual, para estas estruturas estarem preparadas para uma eventual segunda vaga”. "O Programa Adaptar Social+ apoia, nomeadamente, a aquisição de equipamentos de protecção individual para utilização pelos trabalhadores e utentes (como máscaras, luvas ou viseiras), a instalação de equipamentos de higienização, de dispensa automática de desinfectantes ou a aquisição de aparelhos de medição de pressão arterial, termómetros e oxímetros", indica a nota.
De acordo com o Governo, será também apoiada a reorganização e adaptação de locais e dos “layout” de espaços às orientações de prevenção, nomeadamente alterações de circuitos e criação de áreas de contingência.
O programa também abrange a instalação de equipamentos que garantam o distanciamento físico, como divisórias.
Adicionalmente, refere ainda a nota, serão financiadas as despesas com acções de formação profissional para os trabalhadores das respostas sociais, sendo consideradas as despesas realizadas desde 19 de Março e até 31 de Dezembro próximo.
As candidaturas ao programa poderão ser feitas nos Centros Distritais do Instituto da Segurança Social.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu