Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Obras na Avenida Dr. Lourenço Peixinho começam no dia 17 de Agosto


Segunda, 27 de Julho de 2020

A requalificação urbana da Avenida Dr. Lourenço Peixinho – principal artéria da cidade de Aveiro – tem início no dia 17 de Agosto. O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, refere que “esta é uma obra muito importante que vai criar uma renovada Avenida, com mais árvores (cerca do dobro), sem semáforos, dando primazia aos modos suaves e cuidando de bons espaços de estacionamento automóvel, e com quatro faixas de circulação limitada a 30 km/h e com pavimentos que vão reduzir em muito a emissão de ruído. Duas dessas quatro faixas vão ser vias dedicadas para ciclovias e transportes públicos”.
De acordo com o presidente da autarquia, “a Câmara Municipal vai cuidar de fazer o marketing da obra e várias acções de promoção da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, com eventos e investimentos na comunicação social local e nacional, sendo o primeiro a inauguração de uma exposição sobre a história e o futuro da Avenida”. 
Ribau Esteves refere ainda que “a Câmara Municipal, com este grande investimento co-financiado pelos Fundos Comunitários do Centro 2020, incentiva e acompanha o muito investimento privado que tem sido feito na Avenida, nos serviços, comércio e habitação, com algumas dezenas de milhões de euros, e o muito que vai continuar a ser executado aos olhos de todos, sendo que boa parte desse investimento teve como um dos seus incentivos esta obra que agora vamos executar e que anunciámos publicamente há cerca de quatro anos (em Dezembro de 2016), integrada no PEDUCA”.

Obra de quatro milhões
e quinhentos mil euros 
Numa empreitada orçada em  quatro milhões e quinhentos mil euros, o estaleiro principal da obra vai ficar em terrenos localizados na Avenida dos Congressos da Oposição Democrática, começando a ser montado já a partir de hoje.
Devido à construção da nova rede de águas pluviais, esta obra tem de ser executada da zona mais baixa (junto às “Pontes”) para a mais alta, localizada junto à Estação da CP.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu