Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Os HUC não podem querer ser uma estrutura, demasiado pesada, aberrante”


Sexta, 24 de Julho de 2020

Maló de Abreu: A propósito do Hospital dos Covões, o deputado e dirigente do PSD lamenta a falta de “músculo político” de Coimbra. Sobre as eleições autárquicas, e o avanço de Nuno Freitas, diz que a escolha será feita pela Comissão Nacional e apenas no início do ano. “Tudo o que contrarie estas orientações é manifestamente desajustado”, afirma

Diário de Coimbra Como deputado relator da Petição que trata de “Devolver a autonomia ao Hospital dos Covões do Centro Hospitalar de Coimbra – Pelo direito ao acesso a cuidados de saúde de qualidade” tem efectua­do várias visitas às unidades do CHUC. O que tem encontrado?
Maló de Abreu Tenho verificado a excelência dos cuidados de saúde prestados nas unidades hospitalares em Coimbra. Grandes profissionais, a todos os níveis, serviços de qualidade nacional e de referência internacional. Gente motivada, dedicada e plena de humanismo. Mas tenho encontrado igualmente algumas instalações envelhecidas e decrépitas em vários sítios o que me obriga a um alerta – é preciso investir na saúde em Coimbra para que possamos estar ao mesmo nível de outros em todas as áreas, incluindo instalações e equipamentos. É necessário reerguer a ideia-força, construída a pulso por sucessivas gerações, de “Coimbra Capital da Saúde”. E isso consegue-se com novos investimentos, com espírito de corpo e redobrada ambição. Numa busca permanente e incessante pela qualidade. Em Coimbra temos que nos unir todos. As divisões entre nós, por culpa própria ou provocadas por terceiros, tornam-nos paroquiais e enfraquecem-nos no todo nacional. E não fazem sentido. Se queremos o melhor para Coimbra e para a Região Centro temos que remar juntos e no mesmo sentido. Percebermos que estamos todos no mesmo barco e deixar de lado interesses individuais ou corporativos que não levam a nada. E finalmente temos que garantir também músculo político para que ninguém nos fale ou decida sobre a nossa vida olhando de cima. Isso não. Isso nunca mais.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu