Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Pandemia não parou o crescimento do festival


Quinta, 16 de Julho de 2020

Começa na próxima sexta-feira o “AVANCA 2020 Film Festival - Encontros Internacionais de Cinema, Televisão Ví­deo e Multimédia, continuando, depois, entre os dias 22 e 26. A 24.ª edição, uma organização do Cine-Clube de Avanca e da Câmara Municipal de Estarreja, surge adaptada à pandemia, não impedindo o crescimento do interesse do evento. Mais do que na edição do ano passado, apresentaram-se 3.653 filmes a concurso, nas várias categorias, provenientes de 128 países, entre longas-metragens, curtas e documentários, incluindo de realidade virtual.
Serão exibidos mais de 100 filmes em vários locais, sendo possível ter mais assistência no formato “drive-in”, além do auditório paroquial, Cine Teatro de Estarreja e no Dolce Vita, em Ovar. A edição deste ano apresenta como novidade alguns momentos musicais, inician­do-se na próxima quarta-feira com as participações de Luís Portugal e Nuno Norte.
A pandemia obriga a medidas de segurança especiais adequadas à prevenção do contágio da COVID-19, o que é “crucial”, como referiu António Costa Valente, presidente do Cine Clube de Avanca.
Um destaque especial é prestado aos filmes de realidade virtual, uma categoria que “cresceu muito”, segundo Costa Valente, com trabalhos provenientes, principalmente, dos Estados Unidos.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu