Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Fiscalização da GNR a motociclos regista 58 crimes e 695 contra-ordenações


Quarta, 15 de Julho de 2020

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou, entre 07 e 13 de Julho, em todo o país, 58 crimes e 695 contra-ordenações relacionadas com a fiscalização de veículos de duas rodas, foi hoje anunciado.
A GNR efectuou naquele período “uma operação de âmbito nacional, promovendo acções de sensibilização e de fiscalização rodoviária, no sentido de prevenir comportamentos de risco durante a condução de motociclos e ciclomotores nas vias com maior intensidade de tráfego”, com o “objectivo de inverter a tendência de aumento da sinistralidade” que tem vindo a verificar-se nestes veículos.
No total, militares dos comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito fiscalizados 6.712 veículos de duas rodas, acções das quais resultaram 58 crimes, sendo 41 por falta de carta de condução e 14 por excesso de álcool. Quanto a contra-ordenações foram registadas 695, sendo 122 relacionadas com iluminação e sinalização; 42 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório; 41 por excesso de velocidade; 36 por excesso de álcool no sangue (sem ser à taxa criminal); 31 por falta ao mau uso de capacete e 16 relacionadas com pneus.
Durante o dia 12 de Julho, a GNR organizou ainda, em todo o território nacional, passeios de sensibilização para os motociclistas, empenhando 68 militares e sensibilizado 346 condutores. Na terça-feira, a PSP anunciou também resultados de uma semana de fiscalização similar, neste caso nas áreas metropolitanas onde tem jurisdição, durante a qual realizou 156 detenções, das quais 72 por condução sob o efeito do álcool e 84 por condução sem habilitação legal. "Destas [detenções], 12 foram registadas com o condutor a dirigir um veículo de duas rodas a motor", adiantou a PSP, que no total apreendeu 77 veículos, 69 títulos de condução e 61 documentos de veículos por infracções de diversas tipologias. A PSP refere que a operação dedicou especial atenção à fiscalização específica dos veículos de duas rodas com motor e que das 1.268 viaturas controladas em excesso de velocidade, 77 eram motociclos.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu