Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Autoridades activam plano de contingência


Segunda, 06 de Julho de 2020

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) anunciou a activação do plano de contingência de Verão devido às temperaturas altas que se estão a fazer a sentir na região e que deverão manter-se elevadas até à próxima semana.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Viseu está em aviso amarelo até às 21h00 de amanhã devido à “persistência de valor elevados da temperatura máxima”, que, segundo as previsões, se manterá sempre acima dos 30ºC, até, pelo menos, o início da próxima semana.
A ARSC alerta para a necessidade da população adoptar um conjunto de procedimentos que, mantendo o conforto térmico e uma correcta hidratação, previnam os efeitos do calor na saúde. Nesse sentido, deve ser dada especial atenção às pessoas mais vulneráveis aos efeitos das altas temperaturas, nomeadamente às crianças, pessoas com mais de 65 anos, aos portadores de doenças crónicas e a todos os que desenvolvem actividade, laboral ou de lazer, no exterior com consequente exposição forçada ao sol e ao calor.
As autoridades sugerem manter o corpo hidratado e fresco através da ingestão de líquidos, evitar a exposição solar em especial entre as 11h00 e as 16h00, utilizar um protector solar com factor superior a 30, usar vestuário adequado, como peças de roupa leves, de preferência de algodão, e de cor clara, dado que estas reflectem o calor e a luz solar e ajudam o corpo a manter as temperaturas normais, usar chapéu e óculos de sol e fazer um consumo responsável de bebidas alcoólicas.
As pessoas devem também, sempre que possível, evitar a permanência em viaturas expostas ao sol, particularmente de crianças e de seniores, reduzir as actividades ao ar livre, redobrar a segurança balnear e utilizar apenas água da rede pública ou água engarrafada.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu