Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Zé Rito” vence a Grande Regata de Moliceiros


Domingo, 05 de Julho de 2020

Velas ao vento! Realizou-se, ontem, mais uma edição da Grande Regata de Moliceiros, que, ligando a Torreira a Aveiro, reforçou a promoção da identidade regional e do turismo com base na memória das tradicionais embarcações.

Com um tempo na ordem de uma hora e cinco minutos, o vencedor foi o moliceiro “Zé Rito”, do arrais José Maria Vieira. Em 2.º lugar ficou “Ferreira Nunes”, de António Nunes, e o último lugar do pódio foi ocupado por “O Conquistador”, de Domingos Cunha.

Assinale-se ainda o 4.º lugar de “Um Sonho”, embarcação de José Lopes, e o 5.º do moliceiro da Câmara Municipal da Murtosa, sob o comando do mestre Jorge Vieira. A competição de 2020 foi disputada por dez grandes embarcações e por duas pequenas, sendo que apenas um barco não conseguiu chegar ao destino.

O jovem [de 27 anos] Bruno Dias, da Glória, em Aveiro, participou pela primeira vez na regata, como tripulante do vencedor “Zé Rito”. “Sempre engracei com isto dos moliceiros”, salientando que aproveitou a oportunidade que lhe surgiu para comprar uma destas embarcações. É um apreciador do carácter tradicional destes barcos e projecta horas de muito lazer a navegar.

Nostálgico dos tempos em que velejava com seu pai, homem da Ria e do moliço, Domingos Silva, de 53 anos, da Torreira, ajudou a tripular o “S. Salvador”. Ao Diário de Aveiro disse que esta corrida “representa muito” para “um filho e neto de moliceiros” como ele, que ainda andou na arte, mas que teve de optar pela pesca, até com saídas para o estrangeiro.

Sacou do “baú das recordações” o tempo em que a Grande Regata “era uma festa” em que as tripulações levavam violas e acordeões, considerando que, hoje em dia, o evento é útil para promover a região.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu