Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Já pode votar nas sete ‘maravilhas’ que representam Leiria em concurso


Foto: DR Sexta, 03 de Julho de 2020

Os números de telefone já foram divulgados, e cada um dos sete contactos equivale a um voto numa das ‘maravilhas’ que representa o distrito de Leiria no concurso ‘7 Maravilhas - Cultura Popular’.
A Procissão dos Caracóis, o Enterro do Bacalhau, a Arte Xávega, o Artesanato em Vidro, a Procissão Marítima Nocturna em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, a Renda de Bilros de Peniche, e os Muros de Pedra Seca foram apurados para representar o distrito de Leiria.
Desta feita, o destaque é a cultura popular e, nesse contexto, o distrito apresenta-se a concurso com a Procissão dos Caracóis, no âmbito da festa de Nossa Senhora do Fetal, realizada na freguesia de Reguengo do Fetal, concelho da Batalha, e que irá concorrer na categoria de ‘Procissões e Romarias’. Para votar na Procissão dos Caracóis, pode ligar para o número 760 207 775.
Esta categoria conta com um outro ‘concorrente’ do distrito. A Procissão Marítima Nocturna em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem é realizada anualmente em Agosto, em Peniche. É possível votar na procissão através do número 760 207 776.
Na categoria de ‘Rituais e Costumes’, concorre o concelho de Leiria, com teatro de rua, através do Enterro do Bacalhau. O número 760 207 773 permite votar nesta ‘maravilha’.
Também nesta categoria segue a Arte Xávega, da Marinha Grande, cuja votação pode ser feita pelo número 760 207 771. Concorre juntamente com o Artesanato em Vidro, que segue na categoria de ‘Artesanato’. A votação pode ser feita pelo número 760 207 772.
Também na categoria de ‘Artesanato’ segue no concurso a Renda de Bilros de Peniche, podendo ser votada através do número de telefone 760 207 777; e na categoria de ‘Artefactos’, os Muros de Pedra Seca, do concelho de Porto de Mós, podem ser escolhidos pelo número 760 207 774.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu