Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Definido o traçado da Grande Rota das Montanhas Mágicas


Terça, 30 de Junho de 2020

Já é conhecido o traçado final da “Grande Rota das Montanhas Mágicas Cycling & Walking”, um percurso circular, com 230 quilómetros de distância, que une os sete municípios das Montanhas Mágicas. Pode ser percorrido a pé, como Grande Rota Pedestre, ou em bicicleta de BTT/gravel, como Grande Travessia.
Explora vários pontos de interesse naturais e culturais da região, nomeadamente os pontos da Rota da Água e da Pedra das Montanhas Mágicas, as áreas classificadas (Rede Natura 2000 e Arouca Geopark Mundial da UNESCO), bem como outros pontos de interesse natural e cultural do território. Atravessa aldeias e vilas que servirão de pontos de apoio aos utilizadores, promovendo, em simultâneo, a aproximação à comunidade local.
As serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro e os vales dos rios Paiva, Vouga, Douro e Bes­tança são o palco desta Gran­de Rota e os elementos que mais contribuem para que se­ja “um projecto diferenciador”, contribuindo para o de­sen­volvimento e crescimento do Turismo de Natureza na região.
Promovido pela ADRIMAG (Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira), conta com o envolvimento de parceiros nacionais, regionais e locais, nomeadamente as câmaras municipais do território: Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra. Também tem o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, do Turismo do Porto e Norte e do Turismo do Centro.


Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu