Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Viseu Ajuda regista 1.350 ocorrências durante a pandemia


José Fonseca Terça, 16 de Junho de 2020


Numa altura em que prossegue o desconfinamento em todo o país, o Município de Viseu fez um balanço da actividade desde que activou o Plano de Municipal de Emergência e Protecção Civil, no dia 16 de Março. Entre os números apresentados, destacam-se as 1.3350 ocorrências registadas no âmbito do programa Viseu Ajuda, de apoio à população, com a grande maioria, mais concretamente 1.053, a dizer respeito a idas ao supermercado para fazer as compras pelos munícipes que não podiam ou tinham receio de sair das suas casas, seguem-se idas à farmácia (173), a entrega de refeições (29), recolhas de lixo (cinco) e reparações (quatro). Do total de ocorrências, quase quatro centenas foram encaminhadas para a Segurança Social.
Ainda de acordo com os dados do Município de Viseu, foram registadas mais de 2.500 entradas no centro de rastreios instalado no Pavilhão Multiusos. O ‘pico’ no que diz respeito a testes realizados por dia verificou-se no dia 13 de Abril, com 123 testes realizados, enquanto nos últimos dias esse número é de pouco mais de uma dezena de testes.
Com a activação permanente da sala de situação municipal no Edifício do Serviço Municipal de Proteção Civil de Viseu e da Central Municipal de Operações de Socorro, também se avançou com a criação de mais estruturas de apoio, foi o caso das 63 camas instaladas no Pavilhão do Fontelo, em articulação com o Centro Hospitalar Tondela-Viseu.
Foram também realizadas vistorias conjuntas a estabelecimentos para alojamento sanitário, em articulação com o Instituto de Segurança Social, Autoridade de Saúde e Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, ao Hotel Durão, ao Hotel Montebelo, ao Hotel Moinho de Vento, ao Hotel Príncipe Perfeito e ao Seminário Maior de Viseu.
Meia centena de IPSS do concelho foram visitadas e receberam kits de protecção individual, nomeadamente, máscaras (8.450), luvas (34.500), fatos de protecção (25), batas descartáveis (59), aventais (20.600), protecções oculares (1.663), toucas (5.000), tapa-pés (5.100), desinfectantes de superfícies e de mãos. Quanto aos testes de diagnóstico realizados aos colaboradores, foram realizados 1.684 em 48 instituições, ao longo de 22 dias, com o pormenor de todos os resultados terem sido negativos.
Pelos estabelecimentos comerciais foram distribuídas 2.860 máscaras, 1.430 viseiras, 1.430 desinfectantes e 1.500 dísticos autocolantes ‘Use a sua Máscara’. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu