Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Quarenta operacionais para combater incêndios


Terça, 16 de Junho de 2020

Para este Verão, o concelho de Viseu conta com cerca de 40 operacionais em permanência afectos ao combate de incêndios, como anunciou ontem o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, no quartel dos Bombeiros Municipais Sapadores.
“O dispositivo municipal de combate a incêndios conta em permanência, para um combate imediato, com uma força de 12 bombeiros sapadores, 17 bombeiros voluntários e 10 sapadores florestais, distribuídos por três centros operacionais, diminuindo assim o tempo de resposta”, explicou o autarca.
Almeida Henriques anunciou ainda cinco objectivos para este período mais crítico. São eles: procurar que não haja perda de vidas humanas, procurar diminuir o número de ignições, reduzir a área ardida, reduzir o número de reacendimentos e garantir uma permanente monitorização e coordenação de comando e controle de comunicações entre todos.
Na visita realizada aos dois quartéis das duas corporações de bombeiros do município, Sapadores e Voluntários, o autarca explicou que a decisão de manter o quartel dos Sapadores do centro da cidade activo, após a inauguração do novo, em Julho de 2019, foi “precisamente com esse intuito, de ter três centros operacionais” no concelho.
No quartel nos Bombeiros Voluntários, Almeida Henriques recordou o apoio contínuo e inequívoco desde que tomou posse em 2013.
“Para fazer face à quebra de receitas resultante do momento complexo que atravessamos, antecipámos a entrega de um apoio financeiro de 55 mil euros à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viseu”, lembrou o autarca, sublinhando que o que estava em causa era garantir “as condições necessárias para a corporação efectuar o seu trabalho”.
Já no quartel dos Bombeiros Municipais Sapadores, junto ao aeródromo, destacou ainda o reforço que tem vindo a ser feito nomeadamente em matéria de recursos humanos.
“Relembro que esta é a terceira vez, desde 2014, que fazemos reforço do Corpo de Bombeiros Sapadores: 7 em 2015, mais 12 em 2018 e teremos mais 12 em 2020”.
O presidente da Câmara elogiou o Serviço Municipal de Protecção Civil “bem qualificado”, assim como o “competente” Corpo de Bombeiros Sapadores.
“Hoje [ontem] visito simbolicamente estes operacionais para lhes demonstrar o meu total apoio e pedir lhes que tenham sempre como prioridade a segurança, a deles e a da população que servem”, observou.
A par disso, o município fez “um enorme esforço para cumprir as suas obrigações e dar o exemplo na prevenção dos incêndios”, com uma verba anual de aproximadamente 400 mil euros alocada à gestão do combustível.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu