Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Valorizar o que cada concelho tem para oferecer


José Fonseca Terça, 16 de Junho de 2020


A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, visitou ontem os concelhos de Viseu, Mangualde e Castro Daire com o objectivo de destacar a aliança entre o sector primário e os seus produtos locais, como, por exemplo, o vinho e o queijo, e o sector do turismo, na tentativa de retomar a actividade económica no país.
No âmbito da iniciativa ‘Turismo e Agricultura na região do Dão’, a governante, acompanhada pelo presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, e o presidente da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, Rogério Abrantes, entre outros autarcas e representantes de várias entidades, esteve no Solar do Vinho do Dão, na União das Adegas Cooperativas do Dão (UDACA), na Queijaria Vale da Estrela, em Mangualde, e na Ervital, em Castro Daire.
No final da visita à UDACA, a ministra destacou a ligação da agricultura ao turismo e a importância dos produtos endógenos à criação de oferta turística, admitindo “uma quebra de consumo brutal”, devido ao encerramento do canal Horeca, isto é, o segmento da indústria alimentar que abrange a hotelaria, a restauração e os cafés.
Na hora de promover a retoma da economia, Maria do Céu Albuquerque destacou a aliança entre os produtos locais e o turismo, com o objectivo de criar valor em territórios como os do Dão, sublinhando que é preciso valorizar o que cada concelho tem para oferecer.
A governante destacou algumas das medidas já em curso, como 15 milhões de euros para medidas de destilação de crise e armazenamento privado, no entanto, espera poder anunciar até ao fim desta semana novas medidas de apoio para o sector vitivinícola. A ministra referiu ainda que está a ser estudada a possibilidade de criar uma reserva qualitativa para o vinho do Porto.
Pedro Machado destacou a importância dos territórios e da sua oferta diversificada na retoma da actividade, lembrando que a actual campanha de promoção é “patriótica” e dirigida principalmente ao mercado nacional, recorrendo à “ligação virtuosa” entre o sector primário e o turismo, considerando-o “um pilar estruturante” para a criação de produtos turísticos de atractividade nacional e internacional.
Segundo o presidente da Turismo do Centro, a semana passada com os seus dois feriados deu sinais muito positivos de retoma, com as unidades hoteleiras a registarem taxas de ocupação muito elevadas de 90 a 100%, acontecendo o mesmo nos restaurantes.
A partir de Setembro/Outubro, a aposta irá para a promoção da região junto do mercado espanhol, anunciou o responsável.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu