Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Leiria: Documentário homenageia Manuel Artur dos Santos


Sexta, 12 de Junho de 2020

O Teatro Miguel Franco vai exibir, amanhã, o documentário ‘Manuel Artur dos Santos (1919-2015)’, num projecto do Rancho da Região de Leiria, coordenado e realizado por Adélio Amaro.
Com início às 21h30, e durante 25 minutos, o documentário dá a conhecer “o trajecto de Manuel Artur Santos e a sua dedicação a Leiria, em diversas áreas de índole cultural”.
“O documentário, além de imagens de arquivo, apresenta alguns testemunhos de pessoas que privaram com Manuel Artur dos Santos, assim como a sua ligação ao Rancho da Região de Leiria, fundado a 19 de Março de 1963”, explica a Câmara de Leiria num comunicado, adiantando que a entrada é livre, “mas para que fiquem garantidas todas as questões de segurança, o aces­so só é possível mediante reserva”, através do e-mail [email protected] .
Apaixonado pela etnografia, Manuel Artur dos Santos iniciou com o etnomusicólogo António Oleiro a recolha de trajos, usos e costumes, danças e cantigas populares dos concelhos que constituíam na época a Comissão Regional de Turismo (Leiria, Batalha, Vila Nova de Ourém, Marinha Grande, Porto de Mós e Pombal). Em 1963 nasceu o Rancho da Região de Leiria, o qual presidiu e foi orientador durante largos anos, após ter ajudado a fundar o Rancho Folclórico do Coimbrão, em 1960.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu