Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Cultura Popular junta sete ‘maravilhas’ da região em concurso nacional


texto: Helena Amaro / foto: DR / Legenda: Arte Xávega está nomeada no concurso Sexta, 12 de Junho de 2020

A Procissão dos Caracóis, o Enterro do Bacalhau, a Arte Xávega, o Artesanato em Vidro, a Procissão Marítima Nocturna em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, a Renda de Bilros de Peniche, e os Muros de Pedra Seca foram apurados para representar o distrito de Leiria no concurso ‘7 Maravilhas da Cultura Popular’.
A lista foi divulgada no passado fim-de-semana, em mais uma etapa de um concurso, que já premiou o distrito em várias categorias.
Desta feita, o destaque é a cultura popular e, nesse contexto, o distrito apresenta-se a concurso com a Procissão dos Caracóis, no âmbito da festa de Nossa Senhora do Fetal, realizada na freguesia de Reguengo do Fetal, concelho da Batalha, e que irá concorrer na categoria de ‘Procissões e Romarias’.
Aliás, esta categoria conta com um outro ‘concorrente’ do distrito. A Procissão Marítima Nocturna em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem é realizada anualmente em Agosto, em Peniche.
Na categoria de ‘Rituais e Costumes’, concorre o concelho de Leiria, com teatro de rua, através do Enterro do Bacalhau. Também nesta categoria segue a Arte Xávega, da Marinha Grande que, juntamente com o Artesanato em Vidro, que concorre em ‘Artesanato’, leva a presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, a manifestar orgulho por duas representações do seu concelho.
“Além de muito nos orgulhar, é uma boa forma de caracterizar a história cultural da nossa terra. Das 504 candidaturas de todo o país temos duas nas 140 finalistas”, refere Cidália Ferreira, citada num comunicado.
Também na categoria de ‘Artesanato’ segue no concurso a Renda de Bilros de Peniche, e na categoria de ‘Artefactos’, os Muros de Pedra Seca, do concelho de Porto de Mós.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu