Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Pavilhão vai “reforçar” Consulta Externa do Hospital de São Teotónio


Sexta, 12 de Junho de 2020

O conselho de administração do Centro Hospitalar vai avançar com a construção ou instalação de um pavilhão para dar uma melhor resposta aos muitos utentes que procuram a Consulta Externa do Hospital de São Teotónio de Viseu. A directora clínica do centro hospitalar, Helena Pinho, explicou ao nosso Jornal que foram contactadas três empresas no sentido de criar uma solução para um problema que surgiu com o retomar da actividade normal daquela unidade hospitalar.
“Foram contactadas três empresas para que apresentem as suas propostas”, explicou a responsável, adiantando que o ‘pavilhão’ ficará instalado na zona de estacionamento junto à Consulta Externa.
Devido à pandemia da covid-19 e à necessidade de criar um corredor de acesso directo ao hospital para os doentes suspeitos de estarem infectados com o novo coronavírus, o conselho de administração viu-se obrigado a alterar a ocupação de alguns espaços no interior do hospital, no entanto, com o retomar da actividade normal, tornou-se evidente que era preciso criar outra solução, tendo em conta as grandes filas de utentes junto à Consulta Externa.
Desde o início deste semana, foi implementada uma solução temporária com vista a ordenar a ocupação daquele espaço. Tal como o nosso Jornal noticiou, foram colocadas tendas para “acolhimento e protecção dos utentes às condições climatéricas”, onde também foram colocadas algumas cadeiras. Os responsáveis do centro hospitalar também avançaram com a criação de filas específicas para quem vai fazer análises, se dirige às consultas ou exames e para os casos prioritários.
À entrada do edifício, os utentes terão de arrumar os seus pertences e manter “as mãos livres para a necessária higienização, colocação de máscara e avaliação de temperatura corporal”. Segundo o conselho e administração, haverá um acompanhamento constante neste processo de encaminhamento por profissionais do centro hospitalar, com o apoio da Associação de Voluntários do Hospital de São Teotónio de Viseu e da Liga de Amigos e Voluntariado.
Os utentes devem ainda seguir a recomendação da Direcção Geral de Saúde de chegar à área da Consulta Externa apenas 15 minutos antes da hora marcada, “a fim de evitar aglomerados e eventual desrespeito pelo distanciamento”.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu