Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Aplicação pioneira detecta estado das vias dos municípios


Liliana Figueiredo Terça, 09 de Junho de 2020

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões apresentou e testou, ontem, um projecto piloto a nível nacional que tem como objectivo dar informações aos 14 municípios associados sobre o estado das suas vias.
Aguiar da Beira foi o primeiro município onde foi testado este sistema, que consiste numa solução alternativa com base em inteligência artificial. “Esta solução tem como base um smartphone que é instalado no párabrisas do automóvel e que faz o levantamento de toda a informação. Essa informação é descarregada para um servidor, que através de algoritmos de inteligência artificial debita automaticamente essa informação”, explica Nuno Martinho, secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões.
Esta é uma solução que vem dar uma resposta mais eficiente, já que até agora esta informação era recolhida com recurso ao uso do tablet aliado a um GPS, um trabalho que tinha de ser feito com dois técnicos dos municípios, na viatura, para fazer o respectivo levantamento do estado das vias.
Este sistema inovador nasceu no âmbito do Centro de Competências de Gestão de Vias da CIM Viseu Dão Lafões, que desenvolveu o Sistema de Gestão de Pavimentos Municipais (AGPav M). “O principal objectivo é conhecermos o estado das vias de comunicação de toda a região dos 14 municípios, sejam elas infra-estruturas rodoviárias nacionais que foram desclassificadas, mas também eixos e estradas municipais. Desta forma, permite aos municípios tomarem decisões de conservação e manutenção dos nossos eixos rodoviários. É um sistema de apoio à decisão, em cada uma das câmaras municipais, para que possam tomar essas mesmas decisões”, explica Nuno Martinho.
Este projecto arrancou há quatro anos, em que a CIM, com os seus 14 municípios associados, desenvolveu este projecto piloto e pioneiro a nível nacional, que teve como parceiro as Infraestruturas de Portugal.
Joaquim Bonifácio, presidente da Câmara Municipal de Aguiar da Beira, destacou ao nosso jornal as mais valias deste projecto. “Poupanças de custos e uma resposta mais eficaz fazem com que, de uma maneira muito rápida, consigamos dar uma resposta a todos estes problemas que tem a ver com betuminoso, não só arruamentos, mas das estradas. Assim, vamos definir prioridades sabendo que um piso está a necessitar mais rapidamente de intervenção e dá-nos uma ideia mais exacta de como proceder em todas estas acções”, destacou.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu