Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Distrito tem 10 praias com ‘Zero Poluição’


foto: DR / Legenda: Praia da Consolação, em Peniche, é uma das distinguidas Segunda, 08 de Junho de 2020

Sessenta e oito praias do País, mais 55% do que no ano passado, são este ano áreas ‘Zero Poluição’, com o distrito de Leiria a apresentar 10 praias com esse estatuto, anunciou associação ambientalista Zero, que não distinguiu zonas balneares no Interior do País.
No dia em que abriu a época balnear em várias zonas do País, a associação revelou que as praias Zero Poluição, por si avaliadas, representam 11% do total das 621 zonas balneares em funcionamento. No distrito de Leiria, as praias com esse estatuto são Légua, Pedra do Ouro e Polvoeira, em Alcobaça, Praia do Mar, nas Caldas da Rainha, Rei do Cortiço, em Óbidos, e Baleal-Campismo, Baleal-Norte, Baleal-Sul, Consolação e Consolação Norte, em Peniche. Aliás, Peniche está mesmo na lista dos concelhos com maior número de praias Zero Poluição, só atrás de Torres Vedras, que repete a boa classificação do ano anterior com 10 espaços.
A associação adiantou, contudo, que este ano, ao contrário do que havia sido registado em todos os anos anteriores desde 2016 (ano em que a Zero iniciou esta avaliação), não há qualquer zona balnear interior com esta classificação. “Este facto é um indicador do muito que ainda há a fazer para garantir uma boa qualidade da água dos rios e ribeiras em Portugal, o que requer esforços adicionais ao nível do saneamento urbano e das empresas”, sublinha a Zero.
De acordo com a associação, uma praia ‘Zero Poluição’ “é aquela em que não foi detectada qualquer contaminação microbiológica nas análises efectuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares”.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu