Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Confraria Gastronómica convida viseenses a regressar aos restaurantes


Liliana Figueiredo Segunda, 08 de Junho de 2020

A Confraria Gastronómica do Dão quer incentivar a população a regressar aos restaurantes, ajudando-os a superar destes últimos meses que tiveram de fechar as portas. O objectivo é dar o exemplo e mostrar que é seguro regressar e, para isso, a Confraria criou a iniciativa “Eu ajudo a gastronomia de Viseu”.
Durante este mês, os confrades vão visitar vários espaços e tirar uma fotografia que será publicada na página usando o slogan da campanha. “O que pretendemos é, de certa forma, abrir portas à gastronomia e incentivar as pessoas para que venham desfrutar dos restaurantes. Se fizerem contas fica muito mais barato adquirirem uma refeição ou levarem para casa do que propriamente estarem a confeccionar e, assim, ajudam as empresas que já sofreram muito. Estamos a ter esta atitude, que é precisa, para que as empresas consigam, de certa forma, continuar porque há custos fixos que têm de suportar”, explicou Nelson Augusto, presidente da Confraria.
O início desta campanha arrancou na quinta-feira, no Espaço M, conhecido pela gastronomia tradicional, situado na Bairro de Santo Estêvão, em Viseu, onde cerca de 10 confrades almoçaram na esplanada.
Este é um exemplo que a confraria espera que venha a ser seguido por mais pessoas. “A população em geral deve entender que os restaurantes abriram e que precisam da sua ajuda”, realça Nelson Augusto.
Enguias fritas e nacos de vitela grelhados com arroz de feijão foram os pratos saboreados neste estabelecimento, que à semelhança dos demais implementou as normas da Direcção-Geral de Saúde.
“É nosso dever dar garantias que os restaurantes estão seguros, quer com os selos de garantia (Clean & Safe) quer com as pessoas que se estão a empenhar para dar essa garantia. Tudo isto vai gerar um movimento e é isso que pretendemos”, afirma.
A Confraria Gastronómica do Dão tem como objectivo promover o levantamento e a investigação do património gastronómico português, nomeadamente da região do Dão. Promove, ainda, a realização de encontros e convívios gastronómicos assegurando a genuinidade dos produtos e a sua confecção. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu